Primeira consulta com o psicólogo: O que esperar deste momento?
- Iamary Nascimento

- 2 de set.
- 1 min de leitura

Fazer terapia não é uma escolha fácil e muitas pessoas enfrentam desafios emocionais, psicológicos e até mesmo sociais ao decidirem iniciar este processo.
Dentre esses desafios pode-se destacar: estigma, vulnerabilidade, investimento de tempo e dinheiro, medo do desconhecido, resistência à mudança e dificuldades emocionais que podem afetar o pensamento e a motivação, tornando difícil tomar a iniciativa de procurar ajuda.
Muitas vezes chamada de "sessão de avaliação inicial", a primeira consulta com o psicólogo é uma oportunidade importante para estabelecer uma base sólida para o tratamento psicológico. Esta primeira sessão pode variar de um terapeuta para outro, mas geralmente segue um padrão semelhante. É uma oportunidade para conhecer o terapeuta e começar a compartilhar suas preocupações.
O que você pode vivenciar durante a sua primeira sessão:
– Início da construção de um vínculo;
– Coleta de informações;
– Exploração dos seus objetivos;
– Discussão das regras e confidencialidade;
– Explicação acerca do processo terapêutico;
– Tempo para fazer perguntas;
– Avaliação do encaixe terapêutico.
É importante lembrar que a terapia é extremamente benéfica, pois oferece um espaço seguro para explorar seus sentimentos, pensamentos e preocupações, além de fornecer ferramentas e estratégias para enfrentar os desafios emocionais. Pode ser um processo emocionalmente desafiador, mas é um passo importante em direção ao seu bem-estar emocional e mental.






