Escolhas: alívio ou martírio?
- Iamary Nascimento

- 5 de jun.
- 2 min de leitura

Escolhas fazem parte da nossa vida, tratam-se de um processo natural, mas muitas vezes nos atormentam e, para alguns, vêm carregadas de dúvida, insegurança, medo e até mesmo sentimento de culpa. Mas por que é tão difícil escolher? De fato, essa não é uma tarefa tão simples. Quando optamos por alguma coisa, consequentemente abandonamos outras possibilidades, e isso nos faz pensar se realmente temos que tomar uma decisão. Quantas vezes você já pediu a opinião de alguém quando teve que fazer uma escolha? Doce ou salgado? Preto ou branco? Roupa ou sapato? Inglês ou espanhol? Campo ou praia? Namorar ou casar? Ter filhos ou não?
Imagino que muitas vezes isso aconteceu, e sabe por quê? Erroneamente, temos a esperança que aquela pessoa alivie o peso que é tomar uma decisão, como se pudéssemos dividir com ela a responsabilidade que uma escolha exige. Às vezes, já fizemos a nossa escolha, mas ainda assim pedimos a opinião de alguém, esperando que ratifiquem a nossa decisão, pois dessa forma, nos sentimos mais seguros e, se não der certo, essa pessoa não vai nos cobrar ou dizer aquela frase detestável: “Eu te avisei!” Mas, pensa bem, que diferença isso faz?
Outra coisa também muito importante é: sua escolha é responsabilidade sua e de mais ninguém, ou seja, você é o único responsável por aquilo que escolhe. Dando certo ou não, te fazendo feliz ou infeliz, sendo um sucesso ou fracasso, trazendo conquistas ou prejuízos, enfim, apenas você é o responsável pelas decisões que toma ao longo da vida. Agora, me diz uma coisa, não poder culpar ninguém pelo seu fracasso pode ser um tanto quanto assustador, não é mesmo?! Até porque, quando se tem a quem culpar, o fardo parece tão mais leve! Desculpe te decepcionar, mas isso não passa de uma doce ilusão! Ei, acorda! A sua vida é responsabilidade sua, assim como as suas escolhas. Pode ser difícil encarar isso, e muitas pessoas fogem desse encargo, mas preciso te dizer que você só será feliz, de verdade, quando optar por aquilo que quer.
Chega de viver a vida que os outros desejam para você! Pare de escolher coisas que fazem felizes aos outros, e não a você! Coloque-se em primeiro lugar, acredite que é plenamente capaz de tomar decisões por si só, e se der errado, tudo bem, poderá aprender com seu próprio erro e acertar da próxima vez. A vida é feita de tentativa e erro mesmo, ninguém nasce sabendo, às vezes “batemos cabeça”, mas é daí? É muito mais válido se arrepender por algo que fez do que ficar na vontade e perder o “timing” da coisa, entende?
Arrisque, ouse, mude o caminho, encare os problemas de frente e, principalmente, ESCOLHA, mas escolha por você! E isso não é egoísmo não viu? Pelo contrário, é amor próprio, e você merece ser FELIZ!
E então, preparado para novas escolhas? #Escolher #Oportunidades #SerFeliz






